Manter as obrigações tributárias em dia é essencial para garantir a saúde financeira dos negócios. No entanto, sem conhecer quais são as obrigações tributárias da sua empresa, não é possível assegurar que ela estará legalmente em dia.
É muito importante contar com um escritório de contabilidade com experiência para fazer a gestão das obrigações tributárias, no entanto, é essencial que o empreendedor conheça todos os custos que envolvem sua empresa.
Separamos as 5 principais obrigações tributárias que são devidas às Micro e Pequenas Empresas e vamos te explicar, neste conteúdo, o que são cada uma delas.
E se você ainda não tem um escritório de contabilidade com foco no crescimento estratégico de sua empresa, clique aqui.
Obrigações tributárias, como o próprio nome sugere, tratam-se dos pagamentos de tributos obrigatórios que devem ser realizados pelo contribuinte, de acordo com o que é determinado em Lei. E neste caso, o órgão responsável por controlar e cobrar esses impostos é o Fisco.
Sendo assim, são consideradas obrigações tributárias os impostos, contribuições e taxas que as empresas são legalmente obrigadas a informar ou pagar ao Fisco. Esses tributos fazem parte da rotina contábil mensal das empresas.
As obrigações tributárias variam de acordo com o porte e tipo de empresa, mas em se tratando de Micro e Pequenas empresas, as principais obrigações tributárias são:
1 – Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)
Os valores arrecadados através desta obrigação tributária são destinados ao financiamento da Seguridade Social com o objetivo de proteger os cidadãos do Brasil, garantindo acesso à saúde, aposentadoria e seguro desemprego. O tributo CSLL é obrigatório para as empresas que estão enquadradas no Lucro Real e Lucro Presumido.
Para a base de cálculo da CSLL, deve ser considerado o lucro líquido da empresa no período de apuração que antecede o da Provisão do Imposto de Renda. E o pagamento desta obrigação tributária pode ser feito de forma trimestral ou anual, dependendo da opção informada à Receita Federal.
ATENÇÃO: As empresas enquadradas no Simples Nacional pagam a CSLL unificada a outros tributos.
2 – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
Esta é uma obrigação tributária que incide sobre a receita bruta das empresas, e os valores também são destinados à Seguridade Social – para financiar este programa e garantir a assistência a todos os cidadãos brasileiros.
De modo geral, a alíquota do Cofins é de 3% sobre o faturamento bruto mensal das empresas enquadradas no Lucro Presumido, e o recolhimento deve ser feito até o 15º dia útil do mês subsequente. Já para as empresas optantes pelo Simples Nacional, o Cofins é agregado a outros tributos.
3 – Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
Neste caso, o IRPJ é uma obrigação tributária cobrada sobre o produto do capital produzido pelas empresas que se enquadram no Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado. Quando falamos do Lucro Presumido, temos as seguintes alíquotas: 1,6% a 32% sobre o faturamento da empresa, e sobre o resultado aplica-se outra alíquota, a de 15%, obtendo o imposto a pagar, com períodos de apuração trimestrais.
FIQUE ATENTO: Para as empresas do Simples Nacional o IRPJ é unificado a outros tributos.
4 – Programa de Integração Social (PIS)
Os recursos arrecadados através da obrigação tributária do PIS são destinados ao pagamento de seguro desemprego e também ao abono de trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos. Para as empresas do Lucro Presumido, a alíquota é de 0,65% sobre o faturamento bruto mensal. Já para as empresas que estão no Simples Nacional, o PIS é tributado junto a outros impostos.
5 – Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
Aqui temos uma obrigação tributária que incide sobre os produtos nacionais e importados, e sua base de cálculo varia de acordo com a transação e a alíquota de cada produto. Diferente da destinação das outras obrigações tributárias, o objetivo do IPI é sobre o comportamento do consumidor: sua alíquota serve para frear ou aumentar o consumo de certos produtos.
Identificar todas as obrigações tributárias que cabem à sua empresa, não é uma tarefa fácil e envolve várias etapas e fatores. Por isso é fundamental contar com uma empresa que tenha experiência em gestão contábil focada no crescimento dos negócios de seus clientes.
Se você ainda não conhece os serviços da AWWB, nos envie uma mensagem! Vamos ajudá-lo com toda a parte tributária e fiscal da sua empresa, identificando as melhores oportunidades de crescimento e redução de impostos.
A AWWB – Gestão Contábil e Empresarial é um escritório de contabilidade em Curitiba que ajuda empresas a crescerem através da contabilidade estratégica. Nosso time de especialistas garante que os clientes tenham a melhor e mais segura gestão contábil de seus negócios.
A missão da AWWB é, através de um serviço ético e transparente, buscar oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas.