Imposto de Renda 2023: O que acontece se eu não declarar

Não declarar o Imposto de Renda 2023, para quem está obrigado, não é uma boa ideia. Várias são as penalidades que vão desde multa, nome sujo, e a depender do caso, até prisão.

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2023 está muito perto de acabar, e este conteúdo tem o objetivo de reforçar a importância de manter essa obrigação em dia para evitar as penalidades.

Caso você não tenha um contador de confiança para fazer sua declaração de Imposto de Renda em Curitiba, você pode contar com a nossa ajuda!  É só clicar aqui!

Qual a data limite para envio da declaração do Imposto de Renda 2023?

A declaração de Imposto de Renda é um processo anual em que os contribuintes informam às autoridades fiscais os detalhes de seus rendimentos e despesas referente ao ano fiscal anterior. E em 2023, a data limite para envio da declaração do Imposto de Renda é dia 31 de maio.

É importante ressaltar que a declaração de Imposto de Renda 2023 é uma obrigação legal, e a falta de entrega ou a apresentação de informações incorretas podem resultar em penalidades e multas. Portanto, é fundamental estar atento ao prazo de envio da declaração de IRPF 2023, já que para regularizar as penalidades pelo não envio são muito mais trabalhosas e custosas.

Clique aqui e veja quais documentos você precisa para realizar sua declaração de Imposto de Renda 2023.

Veja o que acontece se não declarar o Imposto de Renda 2023

Se você não declarar o Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, estará sujeito a algumas consequências. As principais são:

Multa por atraso: caso você não entregue a declaração dentro do prazo estipulado, estará sujeito ao pagamento de uma multa por atraso na entrega. A multa é calculada com base no tempo de atraso e varia de acordo com o valor do imposto devido. Atualmente, a multa é de 1% ao mês-calendário ou fração sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Restrições e impedimentos: a ausência da declaração de Imposto de Renda pode gerar algumas restrições e impedimentos, como a impossibilidade de obter empréstimos em instituições financeiras, dificuldade na obtenção de passaporte e restrição na participação em concorrências públicas.

Impossibilidade de obter certidões negativas: se você precisar obter certidões negativas, como a Certidão Negativa de Débitos (CND) ou a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), a falta da declaração pode ser um impedimento.

Malha fina: Caso você não declare o Imposto de Renda, a Receita Federal pode realizar uma fiscalização e autuar você por omissão de informações ou pagamento de tributos devidos. Isso pode resultar em multas mais elevadas e em outros desdobramentos legais.

Suspensão de CPF: além de ter o nome incluído no cadastro de inadimplentes da Receita, o contribuinte pode ter o CPF suspenso se não declarar o Imposto de Renda, e o documento pode até ser bloqueado.

Prisão: essa medida ocorre em casos mais extremos, como por exemplo, em casos que o Fisco identificar a sonegação fiscal. O contribuinte pode ser penalizado com detenção de seis meses a dois anos, e ainda ser multado de duas a cinco vezes o valor do tributo.

Posso fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 depois do prazo?

Sim, é possível fazer a declaração do Imposto de Renda depois do prazo estabelecido. No entanto, o envio da declaração após o prazo gera multa – como mencionado anteriormente- e pode despertar o interesse da Receita Federal em avaliar com mais atenção suas informações (e nesse caso estamos falando da malha fina).

É importante ressaltar aqui, que o contribuinte precisa estar ciente de que a multa por atraso será aplicada automaticamente ao valor devido do imposto, através do Programa Gerador de Declaração da Receita Federal.

Portanto, o mais indicado é realizar o envio da declaração do Imposto de Renda até o dia 31 de maio de 2023 para evitar multas e complicações, mas, caso não seja possível, é importante fazer a declaração o mais breve possível para regularizar a situação fiscal.

Como fazer a declaração de Imposto de Renda em Curitiba?

Apesar do prazo estar chegando ao fim, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar e evitar que você pague multas e receba outras penalidades. Por isso, conte com o nosso escritório de contabilidade em Curitiba.

A AWWB está pronta para entregar sua declaração de Imposto de Renda o mais rápido possível.

Clique aqui, e fale agora mesmo com um de nossos contadores.

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

POSTS RELACIONADOS

planejamento-previdenciario-para-medico
Planejamento Previdenciário para Médicos: como garantir uma aposentadoria tranquila
Fazer no presente para garantir no futuro, é esse principal objetivo do planejamento previdenciário para...
Leia Mais >>
contabilidade-para-pequenos-negocios
Contabilidade para pequenos negócios: qual a importância?
Administrar um pequeno negócio pode ser desafiador, especialmente quando se trata das complexidades financeiras...
Leia Mais >>
quiz-pessoa-juridica
Quiz: saiba se você está pronto para atuar como Pessoa Jurídica
A carreira de Pessoa Jurídica pode ser uma ótima escolha para quem deseja se tornar um empreendedor e...
Leia Mais >>
abertura-de-empresas-em-curitiba
Abertura de empresa em Curitiba: como escolher o escritório de contabilidade
Se você deseja abrir uma empresa em Curitiba, é fundamental contar com um escritório de contabilidade...
Leia Mais >>
bpo-3
Como reduzir os custos da minha empresa?
Se há um desejo que é unanimidade entre os empreendedores é o de reduzir os custos de sua empresa. A...
Leia Mais >>
quero-ser-mei
Quero ser MEI
A sigla MEI significa Microempreendedor Individual, ou seja, é direcionado para profissionais autônomos....
Leia Mais >>