Sabemos que, para uma empresa ter sucesso, é fundamental que ela conte com serviços contábeis. Além de organizar as questões financeiras da empresa, a contabilidade garante ainda que as obrigações legais, tributárias e fiscais sejam cumpridas.
No entanto, com a evolução tecnológica e o mercado se tornando cada vez mais competitivo, a contabilidade deixou de ser vista apenas como a responsável pelos números da empresa, e passou a ocupar um lugar estratégico dentro das organizações.
Continue conosco neste conteúdo e entenda como a contabilidade estratégica pode fazer sua empresa crescer.
A contabilidade estratégica pode ser definida como a junção da gestão contábil e empresarial. Por meio dela, soluções digitais são priorizadas para entregar aos gestores informações que os auxiliarão na tomada de decisões.
Através da contabilidade estratégica, são desenvolvidos planos econômicos, estudos para a implementação de novos processos, análise de mercado para definição de preços de produtos e serviços, auxiliando inclusive na elaboração de planos de carreira.
Assim, essa modalidade da contabilidade atua como uma ferramenta positiva, melhorando todos os departamentos da empresa, e não somente os relacionados às finanças do negócio.
A contabilidade estratégica ganhou destaque por ocupar uma posição importante no planejamento e execução de processos dentro das empresas. Como dito antes, ela é capaz de oferecer dados sólidos para que gestores e stakeholders tomem decisões mais assertivas.
Com essa capacidade, a contabilidade estratégica aumenta a eficiência dos recursos investidos em todos os departamentos da empresa.
Vejamos então, algumas das principais vantagens que a contabilidade estratégica pode oferecer para sua empresa se destacar no mercado:
Visão ampla do negócio
Para que uma empresa tenha sucesso, é importante que o gestor conheça todos os processos de sua empresa. É importante entender onde são dedicados mais recursos financeiros, onde há necessidade de corte de custos ou novos investimentos.
Muito mais que apenas números, a contabilidade estratégica apresenta possíveis cenários e ações que podem evitar problemas futuros.
Precificação assertiva
É claro, a contabilidade já faz parte do processo de formação de preços através da demonstração de cálculos de ativos e passivos. Mas a contabilidade estratégica vai além, demonstrando a preferência dos clientes e resultados de campanhas, por exemplo.
Pode até parecer que estas atividades são muito mais relevantes ao departamento de Marketing, não é mesmo? Mas são essas informações que interferem diretamente nas projeções de vendas e metas, que implicam no valor do produto.
Otimização dos recursos financeiros
A contabilidade estratégica entrega um diagnóstico sobre a empresa, para que os ativos sejam aproveitados ao máximo, evitando desperdício de recursos ou investimentos desnecessários.
Isso é fundamental para a redução nos custos, preparando a empresa para situações futuras através de projeções baseadas em fatores externos, como a flutuação do valor da moeda e taxa da inflação.
A contabilidade estratégica é para todos os tipos e portes de empresas, no entanto, as pequenas e médias empresas podem se beneficiar ainda mais deste tipo de serviço para alavancar o crescimento de seus negócios.
Sua empresa não precisa ter um departamento contábil para estruturar a contabilidade estratégica, o que inclusive elevaria os custos. Por isso, o melhor é contar com um parceiro especialista em contabilidade estratégica para seu negócio.
A AWWB Gestão Contábil e Empresarial oferece serviços de contabilidade digital para que sua empresa cresça de forma estratégica!
Para conhecer nossas soluções, é só clicar aqui!
Aproveite para compartilhar este conteúdo com mais empreendedores que querem o sucesso de suas empresas!
A AWWB – Gestão Contábil e Empresarial é um escritório de contabilidade em Curitiba que ajuda empresas a crescerem através da contabilidade estratégica. Nosso time de especialistas garante que os clientes tenham a melhor e mais segura gestão contábil de seus negócios.
A missão da AWWB é, através de um serviço ético e transparente, buscar oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas.