Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem histórico, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar o seu crescimento ou seu futuro

Contabilidade: Chegou a hora de apostar nessa solução

Assessoria Contábil

Todas as empresas constituídas no Brasil estão obrigadas a manter regularmente a escrituração contábil, e tem crescido cada vez mais as exigências de rápidas e precisas informações para atender a demanda dos sócios e dos órgãos fiscalizadores. Assim, um Departamento Contábil tem por objetivo elaborar as diversas demonstrações financeiras as quais são indispensáveis para o planejamento de uma administração empresarial eficaz. Esses relatórios servem para que o empresário analise a situação econômica da sua empresa, e com estas informações, consiga tomar as decisões corretas em busca da redução de custos, definição de margem de lucros, investimentos futuros e outras medidas importantes para o seu sucesso empresarial.

Desta forma, o objetivo da AWWB é preparar as demonstrações financeiras de acordo com as normas exigidas pela legislação e também relatórios gerenciais em tempo hábil com a finalidade de oferecer soluções e prestar uma assessoria mais eficiente, implementando melhorias que agreguem valor à empresa como um todo e que também ajude a aperfeiçoar o desenvolvimento das suas atividades e incentivar os sócios na tomada de decisões.

Veja abaixo alguns dos nossos serviços prestados:

  • Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes;
  • Apuração de Balancetes por período e emissão dos Livros Diário e Razão;
  • Elaboração do Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício (D.R.E.) e Mutação do Patrimônio Líquido;
  • Emissão de Relatórios e Análises Gerenciais;
  • Elaboração de obrigações assessórias como DEFIS, DCTF, DMED, DIMOB, ECF (Escrituração Contábil Fiscal) entre outras;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, para os diversos tipos de tributação;
  • Controle e Administração dos bens do Ativo Fixo com relatórios gerenciais;
  • Acompanhamento das normas e padronizações da contabilidade aplicáveis à empresa;
  • Distribuição de Lucros e empréstimos.

Assim, os serviços de assessoria contábil se tornaram de fundamental importância para o sucesso de qualquer empresa, independente do seu tamanho.

O que faz um escritório de Contabilidade?

As funções de um escritório de contabilidade não se limitam apenas a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, mas também tem o objetivo de oferecer para as empresas as ferramentas necessárias para a gestão dos seus negócios e para a preservação do seu patrimônio. Deve fornecer informações que ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, como também auxiliar nas decisões do seu negócio. Os serviços executados pelos escritórios contábeis estão basicamente concentrados em quatro setores: ·     

Contábil: Mensurar o patrimônio e o resultado (lucro/prejuízo) da empresa; fornecer informações gerenciais que poderão ser utilizadas como auxiliar na tomada de decisões estratégicas da empresa ·     

Pessoal: Realizar o Cálculo da folha de pagamento, rescisões trabalhistas, férias, décimo terceiro salário, etc; calcular os encargos sociais, emissão das guias de tributos sociais e transmitir todas declarações sociais dos empregados da empresa (GFIP/SEFIP, CAGED, RAIS). ·     

Fiscal: Calcular os impostos e contribuições sociais devidos e transmitir todas as declarações fiscais exigidas pelos diversos órgãos.

Societário: Alterações de contrato social, Emissão de Alvarás, Abertura de filial, Emissão de Licenças, Desembaraços burocráticos, Aumento de capital, etc.

Para as empresas não é mais preciso tomar decisões gerenciais baseadas apenas na experiência do dia a dia. A contabilidade disponibiliza valiosas informações contidas nos diversos relatórios, permitindo visualizar prováveis cenários e influenciar positivamente no resultado final do processo de gestão.

Desta forma, a gestão precisa ser baseada em planejamentos feitos através das informações, sendo a contabilidade uma das principais fontes de informação de uma empresa.

Vejamos algumas informações gerenciais obtidas dela:

  • Demonstrar a real situação econômico-financeira da empresa (Lucro/Prejuízo);
  • Oferecer mais visibilidade na confecção de um orçamento financeiro mensal/anual;
  • Acompanhamento da evolução dos dados financeiros através do tempo;
  • Dar mais embasamento ao planejamento estratégico através da análise das informações econômico-financeira;
  • Acompanhar a evolução das receitas, custos e despesas;
  • Ter uma visão macroeconômica da empresa, percebendo com mais nitidez onde estão os custos/despesas que devem ser cortados ou eliminados ou áreas que precisem de mais investimentos;
  • Identificar o nível de endividamento da empresa em relação ao patrimônio;
  • Diminuir a carga tributária dos sócios com a distribuição de lucros;
  • Melhorar o acesso a empréstimos e financiamentos;
  • Ser utilizada como peça importante em eventuais processos judiciais que exijam provas que dependam de perícia contábil, tanto nos aspectos trabalhistas quanto nos fiscais.

adminContabilidade